terça-feira, 20 de julho de 2010

Não procure a perfeição

Nós não somos perfeitos enquanto indivíduos. Devemos ter isso bem claro em nossos pensamentos para não criar falsas expectativas a respeito das pessoas. Isso deve ser levado em todos os aspectos da nossa vida (família, amigos, trabalho, relações amorosas).

Falando especificamente de amor o cuidado deve ser ainda maior. Exigir perfeição de alguém, que a pessoa sempre faça as coisas certas ou pior, que faça as coisas que achamos certas ou que desejamos é uma carga muito pesada para carregar.

Todos somos seres humanos, com qualidades mas principalmente passiveis de erros. E por conta de vivermos em um mundo onde as pessoas cada vez se fecham, tem medo de expor, de serem verdadeiras, quando achamos alguém que parece suprir nossas carências, nossos anseios e desejos, temos a tendência de agir por impulso e num primeiro momento achar aquela pessoa perfeita para nós, gerar uma expectativa enorme.

E da mesma forma, somos capazes de agir por impulso se esta pessoa nos magoa, nos machuca. Afinal, como aquela pessoa, perfeita para mim pôde fazer isso?É o que pensamos e o que nos causa sentimentos ruins, de rancor, de raiva. Xingar a pessoa, criticá-la, procurar machucar, magoar de alguma forma.

Temos que saber entender que uma pessoa que esteja ao nosso lado deve vir para complementar nossa vida, mas não para “preencher” um vazio. Temos que estar prontos para conseguir nos entregar a uma pessoa, mas com força suficiente para saber fugir de “ciladas”, nos deixar enganar por alguém que parece “ser perfeito”. Mas também saber valorizar alguém que nos trate bem, principalmente quando está pessoa faz coisas por nós sem esperar nada em troca.

Ás vezes generalizamos e deixamos de dar valor a pessoas que merecem ou até mesmo de lutar por alguém que valha a pena por conta de experiências anteriores. E perdemos pessoas especiais, diferenciadas por não saber dar o devido valor, por não demonstrar a esta pessoa o quanto ela é diferente, especial. O quanto ela significa para nós.

Procure se entender. Não gere expectativas. Tire de sua vida pessoas que não trazem nada de bom a sua vida e procure manter em sua vida quem te proporciona momentos bons. E principalmente, demonstre a esta pessoa o quanto é bom que ela esteja ao seu lado. Não trabalhe com “achômetros”. Aja, diga, expresse. O resultado pode ser benéfico demais a você.

Um comentário:

Roberta Stein disse...

Perfeito Fla....

Fico feliz em ver as lições aprendidas!!

Aprendi algo importante:
Não ache algo, tenha certeza....

e para ser feliz com alguém, tem que ser feliz sozinho, estar bem contigo mesmo, se amar muito e quem vier irá olhar pra vc e falar "nossa, ela está aq esse tempo todo!", e verá a pessoa maravilhosa que vc é, mesmo com todos os defeitos, e está pessoa irá respeitar vc da maneira que vc é!!

Beijos de luz!

Postagens populares